domingo, 5 de abril de 2009

Introdução


O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores do pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus. Outro aspecto das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas ou humanismo. Que representava situações do cotidiano e a reprodução dos traços e formas humanas.

O Renascimento se divide em três grandes fases, Trecento(representava a preparação para o Renascimento), Quattrocento(O Renascimento atingi sua era dourada.) e Cinquecento(É a derradeira fase da Renascença, quando o movimento se transforma, se expande para outras partes da Europa e Roma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário