domingo, 5 de abril de 2009

Contexto Histórico Cultural

















O Renascimento cultural manifestou-se primeiro na região italiana da Toscana, tendo como principais centros as cidades de Florença e Siena, de onde se difundiu para o resto da Itália e depois para praticamente todos os países da Europa Ocidental. A Itália permaneceu sempre como o local onde o movimento apresentou maior expressão, porém manifestações renascentistas de grande importância também ocorreram na Inglaterra, Alemanha, Países Baixos e, menos intensamente, em Portugal e Espanha, e em suas colônias americanas.
O Renascimento cultural e científico deu origem a sentimentos de otimismo, abrindo positivamente o homem para o novo e incentivando seu espírito de pesquisa. O desenvolvimento de uma nova atitude perante a vida deixava para trás a espiritualidade excessiva do gótico e via o mundo material com suas belezas naturais e culturais como um local a ser desfrutado, com ênfase na experiência individual e nas possibilidades latentes do homem. Além disso, os experimentos democráticos italianos, o crescente prestígio do artista como um erudito e não como um simples artesão, e um novo conceito de educação que valorizava os talentos individuais de cada um e buscava desenvolver o homem num ser completo e integrado, com a plena expressão de suas faculdades espirituais, morais e físicas, nutriam sentimentos novos de liberdade social e individual.
As bases renascentistas traziam um quê de racionalidade e cientificismo, além do resgate de elementos da cultura greco-romana (grande parte das obras da Antigüidade clássica havia sido preservada pela própria Igreja), reinterpretados sob uma nova perspectiva. O repúdio aos valores medievais desenvolvia-se pela oposição do Antropocentrismo, que trazia a idéia do homem como centro do universo, à mentalidade teocêntrica, que tinha Deus como o centro do universo. O homem renascentista trazia características racionalistas, individualistas, naturalistas e hedonistas (apego aos prazeres mundanos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário